segunda-feira, 2 de julho de 2012

Alunos da Bahia recebem uniformes com chip




Se você é pai (ou mãe) sabe que uma das maiores preocupações em relação a seus filhos é saber se estão mesmo na escola, se deu tudo certo no trajeto casa-colégio sem nenhum desvio. Foi pensando nisso que a prefeitura de Vitória da Conquista desenvolveu e esta implantando uma novidade nesta área: uniformes escolares com chips de localização.

O projeto foi lançado oficialmente na semana passada e já estava em fase de testes desde 2011. Os alunos de 25 escolas municipais receberam o novo uniforme com o chip. Foram mais de 25 mil alunos com idade entre 6 e 14 anos. Os planos são para que, até 2013, todos os 42.725 alunos da rede municipal recebam o mesmo uniforme.

Os chips possuem um código universal, que deve ser registrado junto ao sistema escolar com os dados do estudante e com o número de contato dos pais ou responsáveis. Um sensor é instalado na entrada da escola, e acusará a entrada e a saída do aluno assim que este cruzá-lo. Os pais ou responsáveis pelo aluno recebem imediatamente uma mensagem SMS em seu celular avisando-os.

A tecnologia empregada para o controle de presença dos alunos foi a RFID, baseada em radiofreqüência, muito usada por empresas privadas com seus funcionários. O chip é impossível de ser retirado da camisa onde esta instalado (ao menos sem danificar irreparavelmente a peça de vestuário) já que fica costurado embaixo do emblema da escola ou de uma frase característica de Paulo Freire inserida em uma das mangas. Isto também possibilita a lavagem normal da camisa, já quer o chip também fica protegido da água e sabão.

O fator que realmente facilitou a implantação do projeto foi uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Educação, que constatou que 85% dos pais e responsáveis pelos alunos possuíam aparelhos celulares. Após a medida, até os que não tinham trataram de arranjar um para beneficiarem-se do projeto.

Não há nenhuma informação divulgada até o momento sobre a implantação deste projeto em outras áreas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário