segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Partícula de Deus


     Há muitos anos atrás os grandes Físicos da Terra passaram grande parte de suas vidas, estudando novos conceitos sobre o nosso universo, e o que o forma. Hoje a tecnologia ajuda em pesquisas mais aprofundadas tendo maiores proporções de acerto.
     A física como todas as ciências exatas sempre teve uma importante contribuição para o desenvolvimento tecnológico,atuando como uma importante ferramenta no desenvolvimento das áreas onde a tecnologia atua,estudando e desenvolvendo seus fundamentos.
   O que quero dizer é que neste ano no dia 04/07/2012 foi noticia no mundo todo onde ''Cientistas Europeus podem ter achado a '' Partícula-de-Deus". Essa é talvez a maior descoberta da Física desde a comprovação da Teoria da Relatividade de Einstein, em 1919, na cidade de Sobral. Após anos de espera, imprevistos, problemas técnicos e muito suor, os físicos do LHC (Grande Colisor de Hádrons), maior acelerador de partículas do mundo, anunciaram a descoberta de uma nova partícula. E eles acreditam que seja o famoso bóson de Higgs.
O que é o Bóson de Higgs?
Segundo teorias da Física que aguardam comprovação definitiva, Higgs é uma partícula subatômica considerada uma das matérias-primas básicas da criação do Universo. Existe uma teoria quase completa  sobre o funcionamento do Universo, com todas as partículas que formam os átomos e moléculas e toda a matéria que vemos, além de partículas mais exóticas. Esse é o chamado Modelo Padrão.

Por que a massa é importante? 
A massa é simplesmente uma medida de quanto qualquer objeto  uma partícula, uma molécula, um animal  contém em si mesmo. Se não fosse pela massa, todas as partículas fundamentais que compõem os átomos e os animais viajariam pelo cosmos na velocidade da luz, e o Universo como o conhecemos não seria agrupado em matéria. A existência dos átomos e por consequência, da vida, não seria possível.

A teoria em questão propõe que o Campo de Higgs, permeando o Universo, permite que as partículas obtenham massa. Esse processo pode ser ilustrado com a resistência que um corpo encontra quando tenta nadar em uma piscina. O Campo de Higgs permeia o Universo como a água enche uma piscina.




      Higgs reconheceu o mérito do LHC, um acelerador de partículas de 27 quilômetros, construído de forma circular e subterrânea na região da fronteira franco-suíça.

     Em nota, o cientista acrescentou: "Nunca esperei que isso fosse acontecer na minha vida, e devo pedir à minha família para colocar champanhe na geladeira."

SEM ERRO
     Os cientistas descartam a essa altura que alguma flutuação estatística seja responsável pelo achado. A probabilidade de não ser uma nova partícula, e sim algum engano, é de menos de 1 em 1,7 milhão. Cometer um erro desses é tão improvável quanto ganhar na loteria.
    Ainda mais porque o resultado é confirmado pela combinação de dois experimentos do LHC Atlas e CMS e está alinhado com os dados obtidos pelo Fermilab, nos Estados Unidos, com seu antigo acelerador Tevatron, hoje desativado.


 O professor da Universidade de Edimburgo Peter Higgs é o responsável pela teoria do campo e bóson que levam seu nome

  Essa postagem foi realizada  para mostrar a vocês blogueiros, que a tecnologia anda junto com a Ciência, Física e todas áreas que trabalham para a pesquisa e o conhecimento do nosso planeta pois ao LHC que é um acelerador de partículas é altamente tecnológico.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1114815-fisicos-encontram-provavel-particula-de-deus.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário