quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Experimento Apresentado no Circuito de Ciências

    Desde o começo do ano o nosso grupo Inovações do Século XXI, tinha como meta divulgar o tema abordado para toda a cidade de Brazlândia, pois nada melhor do que no II Circuito de Ciências.
    O circuito começou as 9:00 e encerrou as 16:00, no Ginásio Poliesportivo de Brazlândia sendo aberto para toda a população. Além de divulgar o nosso tema, produzimos um experimento, que cujo o objetivo era, mostrar uma nova forma de produzir energia de forma sustentável.
    O experimento produzido, está de acordo com a 1ª lei de Faraday, que foi um Físico inglês nascido em Londres Inglaterra. Faraday passou grande parte de sua vida estudando o eletromagnetismo e realizou inúmeras experiências, e em todas elas ele percebeu uma fato bem comum que ocorria, sempre que aparecia uma força eletromatriz induzida. Em algumas experiências, Faraday percebeu que ao introduzir um ímã em uma bobina (fio de cobre) esta acusava a presença de uma corrente elétrica na mesma. Este fenômeno foi caracterizado qualitativamente e quantitativamente e deu origem à  Lei da Indução de Faraday que é expressa matematicamente como:




A experiência de Faraday

Para a bobina faz-se um enrolamento de fios de cobre esmaltados ou fios de fiação elétrica residencial.
O ímã pode ser retirado de um auto-falante sucateado, de potencia média ou alta, como os de toca CD’s.
Usa-se um multímetro que será ajustado na função microampère, dependendo da quantidade de espiras da bobina e do potencial do ímã.

Conecta-se os terminais do multímetro nas duas extremidades do enrolamento de fios de cobre.
Aproxima-se o ímã da bobina, conforme mostra a figura 01:
lei_de_faraday_lenz
Observa-se o comportamento do ponteiro do multímetro.

    A experiência de Faraday é de extrema importância para o estudo do Eletromagnetismo, pois baseado na análise da interação entre campo elétrico e magnético podem ser explicado muitos outros fenômenos relacionados a esta importante parte da Física.
Fonte:http://www.infoescola.com/fisica/lei-de-inducao-de-michael-faraday/
    O nosso experimento foi feito com 2 chapas de ferro, 5 molas,  4 metros de fio de cobre, 30 ímãs neodímio, 1multímetro, e 1 pedaço de papelão.
 


 



Veja as imagens da apresentação:











      O experimento  consiste em uma plataforma feita com uma chapa de ferro, onde as pessoas sobem sobre ela se movimentando, e assim os imãs que ficavam debaixo da plataforma entravam em contato com os fios de cobre na outra chapa de ferro. O movimento realizado na plataforma, fazia o multímetro indicar a energia realizada no experimento. A energia produzida pelo contato dos imãs e o fio de cobre é pequena, e por isso teríamos que armazenar-la para se obter uma grande quantidade de energia para então ligar uma lâmpada ou qualquer aparelho eletrônico.
      O objetivo do grupo é mostrar que é possível produzir energia de forma sustentável, e ser utilizada para o bem de toda comunidade. Se observarem nas fotos, vocês verão que o nosso experimento é simples, mas poderia ser ampliado, pois só bastaria uma boa aplicação de verba pública e pessoas qualificadas para desenvolve-lo melhor. 
      A cidade de Brazlândia possui a Orla do lago, onde a população faz exercícios físicos diariamente principalmente caminhada. Se essa plataforma fosse projetada para ser instalada ao redor do lago, o caminhar de várias pessoas durante o dia, iria produzir uma boa quantidade de energia que poderia ser utilizada para ligar os postes de iluminação do lago. E essa é a proposta feita por nosso grupo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário